Notícias (27/07/14)

Olá, pessoal. Gostaria de me pronunciar sobre alguns tópicos não-acadêmicos vocês.

Tenho diminuído a quantidade de post’s ao longo de alguns meses passados pois iniciei meu doutorado, e mudei de área. Passei de químico experimental para químico teórico, e correr atrás do prejuízo tem me tomado tempo e neurônios. Este blog fez 1 ano pouco tempo atrás, e não tive tempo de fazer uma comemoração ou algo assim. Enquanto isso, lutava para suportar a grande quantidade de informação que a transferência de área demanda, além das disciplinas. Sinto-me triste em ter diminuído meu ritmo, pois tem muita coisa que gostaria de compartilhar com vocês, sobretudo o que tenho aprendido nas disciplinas que se adeque aos objetivos enunciados do blog. Mas ainda tenho interesse em escrever mais post’s, tanto quanto tenho mais vontade de aprender. Portanto para aqueles pacientes que volta e meia dão uma olhada por aqui, não desistam do bloqm ainda. Mais posts virão.

O conteúdo dos posts tem sido meio polarizado para a teoria das probabilidades/estatística porque acho que ela é invariavelmente necessária na química. Se isso é verdade, por que vejo que ela é mais um empecilho do que uma alavanca para muitos químicos? Não sei. Nossa formação, talvez. E ainda temos certa polarização para a estatística empregada na química analítica, que é magnífica, não me entendam mau. Mas físico-químicos, químicos de materiais, orgânicos, espectroscopistas, inorgânicos, todos devemos ter uma noção mínima ao menos de análise combinatória (adquiri evidências disso), e para os primeiros acho que teoria das probabilidades mesmo é fundamental. Uma boa base no assunto clarifica muita coisa. Mas meu papel não é discutir as origens da questão. Meu papel é de propagador. Melhor assim, pois pode-se discordar de minha opinião, mas não de que pluralizar o conhecimento é necessário (precisaria ser muito articulado para me convencer do contrário). E levantei este tópico porque, tendo em vista a generalidade do blog, e da necessidade de abordar outros temas, a estatística será um pouco deixada de lado (vou tentar!), embora eu tenha muita coisa pra dizer sobre ela ainda.

Outra coisa. Às pessoas que visitam o blog a pouco tempo, vocês devem ter percebido que os post’s antigos são meio feiosos em relação às equações e outros aspectos. Isso porque fui aprendendo aos poucos a tornar o bloqm mais bonito e profissional, pra isso tive que aprender a mexer em WordPress e Latex. Infelizmente não terei tempo para revê-los torná-los esteticamente mais palatáveis. Embora seja meu desejo, acho que a prioridade é fornecer conteúdo novo. E assim farei.

Para finalizar, gostaria de salientar que o feedback de vocês é muito importante. Encorajo-os a participar dando suas opiniões.

Agradeço aos visitantes. Um grande abraço, e até o próximo post!

This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

2 Responses to Notícias (27/07/14)

  1. Edison says:

    Acho sua idéia e sua decisão de trocar de área muito boa. Também sou químico teórico, e se precisar de ajuda, papers, só pedir!

Leave a Reply

