Para saber mais: História da Matemática

Eu sei que, como pesquisadores, não temos tempo para estudar tópicos extras além de nossa rotina de trabalho. E quanto temos tempo, estudar parece macivo e cansativo. Felizmente é possível amaciar este peso dos estudos com abordagens estratégicas, e por isso gosto de documentários desde muito novo. É verdade que para assistir documentários bons licitamente é meio difícil hoje em dia, mas existem estratégias. O que vou mostrar para vocês hoje é especialmente para os que dominam um pouco de inglês, mas serve de estímulo e treino para os que acham que não se encontram nessa categoria. A BBC disponibilizada podcasts para download faz algum tempo. São arquivos gravados de programas de rádio, educativos, esportivos, de entreterimento, etc.

http://www.bbc.co.uk/podcasts

(à parte do tema do tópico recomento para prática do inglês os programas “The English We Speak” e “6 Minute English” na seção “Learning”)

Na categoria “Learning” é possível encontrar o documentário “A Brief History of Mathematics”:

http://www.bbc.co.uk/podcasts/series/maths

O documentário fala da história de matemáticos cujas descobertas tiveram impacto ímpar na história da ciência e da sociedade, como no caso de Gauss, Leibniz/Newton, Euler, Galois (pra quem estuda teoria dos grupos, recomendo saber mais sobre esse cara), Poincaré, Hardy, … Enfim, é pôr no MP3 e ouvir (no ônibus é difícil, mas na espera do atendimento médico é válido). Quem apresenta é Marcus du Sautoy, que participou de um documentário em vídeo sobre a história da matemática também (o sotaque dele é estranho, mas você se acostuma).

Advertisements
This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s