Análise de Componentes Principais

Olá pessoal. Posto agora como fazer uma Análise de Componentes Principais (Principal Component Analysis = PCA) usando um software free, o Scilab, e ao longo dos cálculos mostro os mesmos resultados obtidos no Statistica, software pago (também pudera, ele faz muitos tipos de análise estatística).

PCA

Este material foi proveniente das notas de aula da disciplina Análise Multivariada / Quimiometria 2 ministrada pelo professor Benício de Barros Neto. Os dados da Copa são do material que ele mesmo escreveu, e as caixas amarelas com as equações também são do material dele. Eu só converti para a linguagem do Scilab e organizei da melhor maneira que pude. Muito além do material necessário para só fazer uma PCA é mostrado no material, pois tudo está muito interligado. Por isso fiz vários cálculos redundantes para mostrar que o que afirmo procede, e que considerando que eu estivesse correto, tais e tais observações poderiam ser feitas. É a maneira mais didática na minha opinião.
Obviamente que qualquer erro no documento provem de mim. Tive sorte de participar das aulas do professor Benício, e tentei cristalizar um pouco do que ele passou para este material.
O Scilab pode ser obtido aqui: https://www.scilab.org/index.php/download/5.4.1
(minha versão é 4.1.1, não mais disponível para download, portanto se observarem algum comando que mudou por favor avisem)
O documento é este:
PCA_Scilab
(Atualizado em 2/05/13)
Se o objetivo de quem lê esse blog é só fazer a análise de uma maneira direta, é só usar os comandos e depois colocar “;” (as matrizes resultantes não apareceram).
Caso a necessidade da maioria aponte para este caminho posso simplificar o documento para torná-lo mais prático. Por isso peço que comentem o post.

Logo mais posto outro documento sobre Regressão Linear.

Advertisements
This entry was posted in Estatística. Bookmark the permalink.

5 Responses to Análise de Componentes Principais

  1. rastreadores bbom says:

    i really like your style of blogging. thank you for sharing with us. rastreadores bbom rastreadores bbom rastreadores bbom rastreadores bbom rastreadores bbom

  2. Fernando Schimidt says:

    Muito bom o seu trabalho com a aplicação em Scilab! Estou tentando trabalhar com este software em minhas aulas.

    • bloqm says:

      Que bom que gostou. Estas foram notas que fiz das aulas do professor Benício de Barros Neto. Ele usava Matlab, e transcrevi para Scilab pela necessidade de publicar sem ter que pagar caro por softwares como o Statistica, Matlab ou Unscrambler. Ele primeiro ensinava a fazer os cálculos “na mão” (isto é, no matlab) e depois que aprendíamos (teoricamente) ele usava o Statistica (que fornece os resultados prontos) para nos concentrarmos nas interpretações. É uma metodologia de ensino que admiro (e que me foi bastante útil), e apoio totalmente sua iniciativa de usar o programa. Com certeza os alunos se beneficiarão muito.

  3. health says:

    This proves quality over quantity works.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s