Boas vindas

Obrigado por visitar o bloqm – O Blog de Química Matemática.

Química Matemática é na verdade uma disciplina, cujo escopo pode ser melhor entendido lendo-se literatura especializada, como por exemplo o artigo entitulado “Mathematical Chemistry” publicado por Nenad Trinajstic e Ivan Gutman em 2002, disponibilizado para download na Croatica Chimica Acta:

http://public.carnet.hr/ccacaa/CCA-PDF/cca2002/v75-n2/CCA_75_2002_329_356_TRINAJS.pdf

O blog recebe esse nome na esperança de popularizar um pouco mais a Química Matemática, resultante de um benefício mútuo que a união das áreas vem trazendo ao longo dos anos. A Química, sendo classificada como Ciência Exata, a princípio é caracterizada por incorporar a matemática em seu desenvolvimento. No entanto a ausência de disciplinas em cursos de nível superior onde ambas são descritas com igual importância nem sempre são acessíveis aos estudantes. Este é, por enquanto, o caso da universidade em que estudo. Tomo como iniciativa, portanto, a tentativa de explorar de maneira um pouco mais profunda a ligação entre Química e Matemática na forma de posts voltados para casos particulares em que ela é mais pronunciada.

Não domino Matemática tanto quanto gostaria, e quanto a Química não posso dizer que a diferença seja muito grande. No entanto, para me defender dos possíveis erros futuros por mim cometidos, digo que é em prol de algo realmente mais importante. Se minhas palavras não convencem, pego emprestado as de Heaviside (que simplificou as equações de Maxwell, revelou a utilidade das transformações de Laplace na resolução de equações diferenciais e é o pai da impedância):

“Shall I refuse my dinner because I do not fully understand … digestion?”

A foto do blog é uma imagem de difraçãod o DNA obtida por Rosalind Franklin, que lamentavelmente não foi agraciada com o Nobel de Medicina junto com Watson, Crick e Wilkins. É uma homenagem às mulheres, bem como uma homenagem aos talentosos químicos experimentais por vezes não reconhecidos. Mas também mostra algo interessante. Uma molécula chave na biologia estudada por uma técnica física cuja imagem resultante é algo semelhante a um “X”, símbolo frequente para incógnita em matemática.

(Obs.: O parágrafo acima foi escrito quando a capa do blog era a seguinte figura:

cropped-1952_x-ray_photographs_of_dna_cmb1_auckland_ac_nz3.jpg

Atualmente o blog está com outra cara, mas tentei manter a essência da interação entre matemática e química na nova figura. No entanto a homenagem permanece, por isso represento a figura antiga do site neste post através desta observação).

Advertisements
This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s